terça-feira, março 13, 2018

HELLWAY PATROL: o Metal é trilha sonora da hecatombe nuclear.


Resenha - Hellway Patrol - Hellway Patrol.
Nota: 10,00.

Após a bomba atômica explodir e o cogumelo nuclear transformar a Terra em imensos desertos venenosos, só algo será mais mortal que a radiação: o  Thrash Metal! Com inspiração visual e lírica em filmes como MAD MAX e animês como HOKUTO NO KEN, a banda paranaense HELLWAY PATROL vêm de Londrina digladiando Heavy e Thrash Metal sobre o cataclisma bélico da humanidade desde 2016. Em outubro do ano passado o power trio soltou seu primeiro registro, um cd demo auto-intitulado com quatro temas pesados; ora mais rápidos, ora mais sombrios, mas sempre apocalípticos.





A gangue que dominará a busca por gasolina, água e comida no que restar da catástrofe nuclear será capitaneada por Ricardo Pigatto. Músico experiente que é mais lembrado, até então, por ter sido vocalista do DOMINUS PRAELLI nos dois registros mais true do Heavy Tradicional paranaense, além de cantado no country / hillbily FABULOUS BANDITS quando o vocalista original saiu, aqui ele também assume o baixo e composições. Completam o bando dois meliantes do AMINOACIDO: João Bolognini (bateria) e Thiago Franzim (guitarra, também no RED MESS). Não obstante a curta duração, o HELLWAY PATROL dá seu recado em temas tiveram as bases gravadas ao vivo no estúdio (com vozes e solos adicionados posteriormente) com produção, mixagem e masterização de Gustavo Di Iorio.




Logo que se coloca o cdzinho para rolar pode-se pensar que trata-se de um simples Heavy tradicional com vocal mais ríspido, já que a faixa "Die", que também  abre os shows, só embala velocidade no seu minuto final. Ludibriados qual 'que os sobreviventes do apocalipse são mais mortais que a própria explosão nucleal' "You're Dead" é um número rápido de Thrash sem concessão. Se na longa faixa de abertura ainda não se tem a certeza aqui se confirma que o disco foi gravado com uma guitarra e o baixo segura sozinho a base durante os solos do virtuoso Franzim (que também faz frases interessantes ao fim dos riffs), assim como o álbum "Rock 'n' Roll Sacrifice" dos mexicanos SURVIVAL. Tal opção deixa o som com aquele gosto e energia únicas de um som ao vivo, mas com qualidade de gravação em estúdio. Ainda sobre "You're Dead", antes que você demore mais para ler sobre a música do que para ouvi-la, salienta-se a virada sacana de bateria antes do refrão.




"Omen" tem participação do maestro Kiko Shred (ex- SLIPPERY, artista solo e atualmente nas bandas de apoio das feras  Mike Vescera e Tim "Ripper Owens) em um solo guitarrístico mais mortal que a radioatividade e também possui o refrão mais legal do trampo. Ainda que tenhamos citado ou dado a entender referências ao filme "Road Warrior", de 1981, e muitos outros italianos que copiaram o australiano, o HELLWAY PATROL não se inspirou, especificamente, é mister frisar, em nenhum desses para compor suas músicas. A única exceção é o som de encerramento "Raise Your Glass", cuja letra foi composta criticando o desastre da mineradora privatizada Samarco no Rio Doce em Mariana, Minas Gerais. Quando a realidade se fez mais aterradora que a ficção, forjou-se uma letra crítica à ganancia das empresas que exploraram a mineração sem responsabilidade alguma com a preservação da vida e do governo omisso, e comprado, que permitiu tal desmando em um instrumental que começa bem rápido, cadencia no solo e acelera no refrão.

Sob amanheceres sol vermelho da destruição radioativa contemplamos um som pesado, por momentos mais cadenciado, por momentos mais rápido mas sem nunca deixar a energia (atômica) oitentista; porém com características próprias. Nuances essas que deverão fazer muito sucesso e mosh-pits nas apresentações ao vivo. Que o pandemônio criado nas rodas e stages divings ajude a refletir sobre o armagedão, e as falhas humanas que caminham a esse, é o intuito ousado do HELLWAY PATROL.




O conjunto informa que lançará ainda em 2018 o disco "Desert Ghost" em formato EP de sete polegadas com participações especiais de membros das bandas WOSLOM e TORTURE SQUAD. Quem quiser já se adiantar ainda pode conseguir o cd auto-intulado pelo facebook do grupo (ver links relacionados). Mas corra, pois esses discos tendem a ser tornar mais raros que gasolina no deserto nuclear.

Indicado para fãs de: Battalion, Overkill, Destruction, Motörhead.

HELLWAY PATROL:

Ricardo Pigatto - Vocal e baixo.
Thiago Franzim - Guitarra.
João Bologni -  Bateria.

Participação (mais que) especial na guitarra solo de "Omen" - Kiko Shred.




Discografia:
Hellway Patrol (Cd, Demo).

Hellway Patrol - Independente - 2017 - 13:30.

Tracklist:

01 . Die (04:22)
02 . You´re Dead (02:32)
03 . Omen (03:15)
04 . Raise Your Glass (03:17)


Links Relacionados

http://facebook.com/hellwaypatrol
http://hellwaypatrol.bandcamp.com/
http://soundcloud.com/hellway-patrol
http://youtube.com/channel/UCJkVun7mL_E8FWuil-PQ4Jg
http://metalmedia.com.br/hellwaypatrol

Nenhum comentário:

Postar um comentário