segunda-feira, fevereiro 05, 2018

MUITO ALÉM DO AEROSMITH: as misturas de Rap com Rock Pesado.

Teria sido o MANOWAR ou o SAVATAGE a primeira banda de Metal a tocar RAP? Ainda que todos lembremos das lendárias parceiras do AEROSMITH com o RUN D.M.C. ou do ANTHRAX com o PUBLIC ENEMY existe todo um mundo de bandas pesadas que gravaram um rap eventualmente. Não estamos falando do New Metal ou, por exemplo, do RAGE AGANIST THE MACHINE. Muitos grupos, alguns bem inusitados como KISS, fizeram essa experimentação musical que influenciou o gênero deles. Investigar desde o surgimento do RAP quais foram esses momentos foi o tema da trigésima quarta edição do CANAL ROCK DISSIDENTE dentro do PROGRAMA COMBATE.

Além das parcerias, bandas copiando o sucesso alheio em gravar raps, o periódico também mostrou dois conjuntos que, lamentavelmente,  usaram rock para protestar contra o RAP. Infelizmente, salvo raras e honrosas exceções, quando misturado ao som pesado o Rap perde seu lado crítico de esquerda. Que tal assistir no youtube?



Durante essa edição do PROGRAMA COMBATE também foram divulgadas músicas novas de bandas que enviaram material para o ROCK DISSIDENTE, como "Death is not the End" do PANNDORA e "Cliff Stoner" do ABATTER

Programa Combate no ar desde 2001 pela rádio Melodia FM, 102,3 transmitindo desde Varginha para mais de cinquenta municípios. O Programa Combate passa todo domingo, das 16 às 18 horas. Toda segunda-feira um episódio novo é disponibilizado no youtube.




"Eu sempre amei e amo o Rap e, de tanto trocar ideia sobre o mundo, sobre as roubadas da vida, resolvi convidá-los. Na época, todo mundo achou um absurdo, mas a gente não estava nem aí (...) Eu acho que estilos chamados de ‘underground’ trazem a mesma linha de pensamento e passam pelos mesmos sufocos, então, ‘tamo junto’"
. Marielle Loyola, vocalista do VOLKANA, sobre a participação dos rappers THAÍDE e DJ HUM nas faixas "Scratch Noise" e "War? Where my enimies lie" do disco "First" (1990). Extraído do site CWB Live. Essa foi a primeira mistura de Rap com Metal no Brasil precedendo bandas que fariam disso um gênero como o PAVILHÃO 9.


Durante a exibição desse episódio tocamos e comentamos músicas de RUN D.M.C., METAL CHURCH com SIR MIX-A-LOT, JOAN JETT & THE BLACK HEARTS,  CROWN OF THORNS e X-RATED.


Rock Dissidente no Programa Combate:

Apresentação e edição de vídeo: Willba Dissidente. 
Técnico de Som: Adilson Mesquita.
Produção técnica: Ivanei Salgado
Produção executiva e gravação: André "Detonator" Biscaro. 

Sites relacionados:


Essa edição do Rock Dissidente foi a transposição ao rádio de um artigo datado de julho de 2017. Confira o original.

http://rockdissidente.blogspot.com.br/2017/06/manowar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário