sexta-feira, julho 10, 2015

Heavy Metal: qual a música mais influente para o gênero?

"A cópia é a forma mais sincera de homenagem", é que nos ensina um velho popular. Fazer uma versão de um grupo que muito te influenciou, então, é a maior forma de tributo que um conjunto musical pode conceber. E qual é a música mais coverizada dentro do Heavy Metal senão "Doctor Doctor" do UFO?  Tantas vezes homenageada dessa forma, denota a que canção do, então quarteto inglês,  lançada originalmente no disco "Phenomenon", de 1974, foi influência para muitos músicos começarem a se interessar pelo som mais pesado.



Ainda que não tenha entrado para as paradas britânicas quando lançada originalmente enquanto single (somente em 1979 a versão em 7 polegadas vivo do elepê "Strangers in the Night" alcançou o posto de 35º lugar em vendas dentro da Inglaterra), a canção já apresentava todos os elementos básicos do viria a ser considerado Heavy Metal. O baixo e bases cavalgadas, a bateria certeira no andamento 4x4, o vocal ríspido, leads dobrados, refrão grudento e de peso e um solo animalesco do mais novo membro do UFO, Michael Schenker. Notórias composições para uma banda que não falava a mesma idioma de seu guitarrista!

O ex-SCORPIONS nesse citado disco, inclusive, estreou o timbre básico de guitarra do Heavy Metal. Ainda que consideremos o UFO como um grupo de Hard Rock, o timbre da guitarra de Schenker à partir de "Phenomenon" seria o mesmo utilizado pelo JUDAS PRIEST num futuro próximo e que TODAS as bandas de Heavy Metal à partir dos anos 1980 emulariam. Não só o IRON MAIDEN, mas TODAS as bandas da N.W.O.B.H.M. tinham mais influência de UFO que qualquer outro grupo anterior.

À partir de então, Hard Rock pesado passou a ser um cartão de visita de como o UFO seria conhecido. "Tão de macho", avalia a resenha que a revista Sounds fez à época do lançamento do single original de "Doctor Doctor", "que faz o BAD COMPANY ficar parecendo jovens de calcinha e espartilho grasnando". A predileção pelo peso é comprovada pela resenha que a própria sounds fez do disco "Phenomenon": apontando que alguns temas mais leves como "Cristal Light" eram "horríveis".

Capas dos singles de "Doctor Doctor".
Composição de Schenker com o vocalista Phil Moog, é desconhecido a muitos fãs, é que "Doctor Doctor" começou a ser trabalhada inicialmente com o guitarrista Bernie Marsden, que passou meteoricamente pelo UFO antes de conhecer fama e fortuna com o Whitesnake. "Nós gravamos um sessão (de estúdio) com Dave Edmunds, que permanece um grande mistério pois nunca foram lançadas. É porque nessas fitas esta a versão inicial de 'Doctor Doctor'", contou o músico em entrevista ao site Misty Green and Blue, de mantido por fãs do UFO. "A música tinha outro nome que não me lembro. Eu tive parte no desenvolvimento da mesma, mas não vejo problema que não tenha sido creditado nesse assunto", pois "se faz necessário especificar que Michael (Schenker) colocou seu estilo único por tocar as partes de maneira sublime. Eu fiquei que ele entrou na banda, para dizer a verdade", confessa Marsden.



Não que os germes iniciais do Heavy Metal não existissem em grupos anteriores ao UFO como BLACK SABBATH, ANDROMEDA, BLUE CHEER, BLUE ÖYSTER CULT etc, mas foi só depois do "Phenomenon" que todas as peças estavam lá; cabendo ao JUDAS PRIEST montar esse quebra-cabeça musical. Esteticamente, o UFO também foi a maior influência ao IRON MAIDEN e ao DEF LEPPARD, já que os músicos se vestiam de maneiras iguais, com Steve Harris chegando ao ponto de copiar a superstição de Pete Way de usar o mesmo figurino por toda uma turnê.

Por ser a música que mais influenciou jovens músicos em se interessar pelo Heavy Metal, esse "portal inicial ao som pesado" que se tornou "Doctor Doctor", é também a canção que mais bandas fizeram cover. Se como um todo, a influência do UFO se dá mais em bandas britânicas, enquanto canção, "Doctor Doctor" é um fenômeno mundial.

Acompanhe abaixo nosso levantamento de covers e versões que comprovam que "Doctor, Doctor" é a música mais influente do Metal pesado. A ordem é cronológica e alfabética quando ocorreu empate de ano.

01 . MICHAEL SCHENKER GROUP (1981) "One Night at Budokan".



O primeiro registro de "Doctor Doctor" em um disco fora do UFO, foi no primeiro disco ao vivo do MSG. Essa foi a banda que guitarrista alemão formou ao se desligar do quarteto inglês. Prolixo e de produção incessante, esse grupo teve em sua formação, vezes ou outras, algum ex-membro do UFO.
O primeiro disco ao vivo do M.S.G. é clássico absoluto, registrado pouco antes do lançamento do segundo vinil da banda; não menos festejado.

Em todos os seguinte registros ao vivo do MICHAEL SCHENKER GROUP "Doctor Doctor" está presente, mas só vão contar uma vez na nossa lista, são eles: "Rock Will Never Die Live" (1984), "The Michael Schenker Story Live" (1997), "The Unforgiven World Tour" (1999) e "The 30th anniversary concert: live in Tokyo" (2010).

Não foi só ao vivo que o Mad Axeman alemão re-gravou "Doctor, Doctor". Veremos à seguir.

02 . SOBREDOSIS (1985) "Sangre Joven".



No seu segundo disco, o grupo espanhol SOBREDOSIS, registrou a primeira homenagem ao UFO feita por um grupo sem relação com a banda inglesa. Esse é o primeiro e único cover registro pelo conjunto ibérico de Hard'n'Heavy e a única música que eles cantaram em inglês. A versão é praticamente, nota à nota, idêntica à original; exceto pelo sotaque do vocalista.

03 . IRON MAIDEN (1996) "Lord Of The Flies"



Steve Harris, o lider e mentor intelectual da banda de Heavy Metal mais bem sucedida do mundo, é também o maior fã de UFO que se tem notícia. Quem ouve IRON MAIDEN percebe inúmeras semelhanças com o grupo de Pete Way. Além do já citado acima, Harris afirma que todos os seus filhos também são fãs de UFO e quando a banda de sua filha excursionou abrindo os shows do Maiden (2006 e 2007), o baixista e pai coruja incluiu "Natural Thing" do UFO no repertório do grupo!

Como se isso não bastasse, à partir de 2008, Harris usa "Doctor Doctor", na versão original do UFO, como introdução nas apresentações da Donzela de Ferro... em todos os shows! Questionado sobre isso pelo site Overdrive Phil Mogg, vocalista do UFO comemorou: "bem, isso é muito bom. É como nós utilizarmos 'Faith Healer' do ALEX HARVEY em nossas aberturas" e acrescentou "você sabe que certas músicas tem um apelo especial em você".Conhecido por ser rabugento, Shenker disse em entrevista ao WikiMetal de 2013 "que nunca tinha visto isso, mas já havia ouvido falar". Posteriormente acrescentou que adorou a homenagem.

Com tantas e tamanhas referências ao UFO, o IRON MAIDEN nem precisava te regravado "Doctor Doctor" como lado B de um single em 1996. Esse mesmo disco ainda incluiu um outro cover "My Generation" do THE WHO. Há quem diga que esses covers foram a melhor performance do ex-vocalista Blaze Baley na Donzela...

04 . PSYCHOTRON (1998) "The Grave Doctors"



Banda polonesa de Thrash/ Groove Metal. Quem os ouve pensa que eles começaram a curtir som com SEPULTURA (dos anos 1990) e PANTERA! Qual surpresa então ao se constatar que esse foi o único cover registrado pelo quinteto!

05 . HAERMORRHAGE (2000) "Loathesongs"



Banda espanhola de Gore / Grind ativa desde 1990 com inúmeros lançamentos em discos completos, ao vivos, splits e EP's. E foi justamente quando resolveram soltar um EP ao vivo que surgiu essa inusitada versão. Pois, o CD contém só covers brutais como DEFECATION, ENTOMBED, CARCASS e outros não menos desgraçados. A única canção que foge dessa linha é do UFO, ainda que o arranjo só tenha o solo dobrado no meio igual à original.

06 . AGENT STEEL (2003) "Order of Iluminati".



O polêmico disco de retorno dos estadunidenses do Speed Metal ganhou, quando relançado, uma versão de "Doctor Doctor" que seria bem semelhante a original, se não fosse pelos solos de guitarra e a bateria toda alterada para o bumbo duplo.

Ainda que mandando bem no cover, a falta do vocalista brasileiro e o instrumental com timbres e afinações "à la ICED EARTH" não agradou os headbangers.

07 . IKHOR (2004) "Payback"

Vindos da Venezuela, o grupo de Thrash Metal (imagine o vocal do METALLICA cantando no MEGADETH) só lançou uma demo antes de encerrar as atividades. Demo de oito músicas, cujo encerramento era a versão deles para "Doctor, Doctor".

UFO em 1974, à época de lançamento do single de "Doctor, Doctor".
08 . SLAVERY (2004) "Last Days Of Freedom".

Obscuro quarteto polonês, nem vídeo no youtube tem, que só lançou um EP e depois o gravou ao vivo . Em ambos, consta a homenagem ao UFO. O tal disco ainda incluiu covers de IRON MAIDEN, BLACK SABBATH, METALLICA e GREAT KAT.

09 . CIRCLE OF PAIN (2005) "Classic Tunes Live".

Banda de Metal Melódico alemão que em seu segundo registro, o anterior é um disco de estúdio, incluiu seu cover em homenagem ao UFO. Ainda que o nome do disco dê a entender que se trata de só de releituras, a única não autoral do sexteto germânico é "Doctor Doctor".

10. DR. SIN (2005) "Listen to The Doctors".



Formada por ex-músicos do TAFFO  e ANJOS DA NOITE, o DR. SIN é uma das bandas brasileiras mais bem sucedidas; seja aqui ou no exterior. Quando os Hards noventistas resolveram lançar um disco só de covers com músicas que incluíssem a palavra "doctor", um dos doze temas foi o UFO. Porém, as muitas alterações no arranjo acabaram por não agradar os fãs da clássica banda inglesa, por considerarem essa versão como "descaracterizada".

11 . MICHAEL SCHENKER (2005) "Heavy Hitters".


Com vocais de Jeff Scott Soto, guitarra base e produção Bob Kulick, Marco Mendoza no baixo e Brett Chassen na bateria, eis o Mad Axeman atacando de artista solo. Esse disco, é um tributo à músicas que o guitarrista alemão mais gosta, incluindo RUSH, BLACK SABBATH, GARY MOORE e outros, com muitos convidados especiais.

Posteriormente, essa mesma versão apareceu no tributo ao UFO do próximo ano no álbum "By Invatation Only", lançado em 2011. Nesse último é o mesmo tracklist do "Heavy Hitters" com a inclusão de um som do M.S.G. e outro do IRON MAIDEN.

12 . JANI LANE (2006) "Lights Out: Lights Out: The Ultimate Tribute to UFO".



Versão mais lenta do clássico foi registrada pelo saudoso vocalista estadunidense da banda WARRANT no tributo ao UFO. O último solo, registrado pelo monstro das seis cordas Pat Travers é diferente do original.

13 . PODER OCULTO (2007) "Hacia La Liberdad".



Hard Rock oriundo da capital mexicana que mantém a fama das décadas de 1970 e 1980 desde os anos 90, o PODER OCULTO é comumente tido como uma banda de White Metal. Ainda assim, não são todas as canções do grupo que falam de religião. Um exemplo é esse ótimo cover em castelhano do UFO com mais teclados. Infelizmente, em toda a carreira, o grupo foi prejudicado por más produções.

Essa foi a primeira versão encontrada de "Doctor Doctor" com letras em idioma que não o inglês.

14 . THRAW (2007) "Demo".

Grupo eslovênico de Thrash Metal que está ativo desde 2006 e permanece no recanto com menos iluminação do underground mais desconhecido. A homenagem ao UFO foi registrada na primeira demo da banda; e desde então eles lançaram mais três discos nesse formato, um EP, um Single e um disco completo.

15 . BLACKSTORM (2012) "Vídeo"



Banda turca da cidade de Ankhara, Não foi possível determinar a discografia ou demais dados do conjunto. Sua versão é bem mais lenta que a original e apresenta o teclado tocando o tempo todo.

16 . EULOGY (2012) "Alpha Omega"



Primeiro disco banda independente dos EUA. Esse grupo de Metal Tradicional fez um cover idêntico ao original

17 . LUJURIA (2012) "La muy Ilustre y Lujuriosa Ciudad de Segovia""



Banda espanhola de Heavy Metal / Hard Rock que está ativa desde o começo dos anos noventa. Em seu disco ao vivo foi incluida essa versão do UFO com letras em espanhol.
Ao longo da extensa carreira, o LUJURIA já registrou, em estúdio outros covers de grupos conterâneos, como MURO, BANZAI, OBÚS e BARÓN ROJO.

18 . SERPIENTES DE ACERO (2012) "Tribute to the Gods".



Encerramos nossa listagem com uma banda latina. Vindo do México, nosso país irmão no Sul da América do Norte, o SERPIENTES DE ACERO é um grupo de Hard'n'Heavy que canta em castelhano. A única exceção é o disco com 12 covers de MÖTLEY CRÜE, LOUDNESS, TWISTED SISTER, ZZ TOP etc; ou seja grupos que os influenciaram.
Sua versão de "Doctor Doctor" soa mais Heavy, porém respeitando os arranjos e as letras foram mantidas em inglês.

Não entraram em nossa listagens as releituras que o próprio UFO fez de "Doctor Doctor", sejam elas de estúdio ou ao vivo; a saber: "Light Out In Tokyo" (1992), "Walk On Water" (1995) e "Showtime" (2005). Ainda que não contem no nosso universo amostral, cada uma dessas novas versões é interessante por ter sido registrada por uma formação diferente em um momento diverso da carreira da banda inglesa.

Sendo regravada por bandas do mundo todo, muitas delas latinas, "Doctor Doctor" já teve alterações de letras e arranjos nesses 41 anos. O que nunca mudou é o quanto essa música fascinou e continuará encantando headbangers pelo mundo todo. É seguro dizer que toda garota e garoto batendo cabeça em shows e salões de Rock'n'Roll já curtiu "Doctor Doctor", ou está bangeando ao som de músicos influenciados pela canção do UFO. "Doctor Doctor" fala por si só ou precisaremos chamar um doutor para entender o poder que o UFO criou nela?


Aproveite o espaço de comentários abaixo para dizer qual você acha que foi a melhor e a pior versão do "Doctor Doctor". Lembre-se, contudo, de respeitar a opinião dos outros; pois para má educação não há remédio.

UFO em 1974.

Phil Mogg - Vocal
Pete Way - Baixo
Andy Parker - Bateria
Michael Schenker - Guitarra

Esse mesmo line-up, além do "Phenomenon", de 1974, ainda registrou o disco "Force It", em 1975. Ambos produzidos por Leo Lyons, baixista do TEN YEARS AFTER.


FONTES CONSULTADAS (em inglês):

https://en.wikipedia.org/wiki/Doctor_Doctor_(UFO_song)
http://www.officialcharts.com/artist/17055/ufo/
http://www.beatsworking.tv/UFO/family.html
http://www.overdrive.ie/interview-competition-win-ufo-tickets-meet-greet/
http://wikimetal.com.br/site/interview-with-michael-schenker/

SITES RELACIONADOS (em inglês):

http://www.ufo-music.info/
https://www.facebook.com/UFOofficial
https://twitter.com/UFO_rockband
https://itunes.apple.com/us/artist/ufo/id1012723
https://www.youtube.com/channel/UCo9zj2fOXyQJO0mAhyGMOkw

Nenhum comentário:

Postar um comentário